22 outubro, 2010

Laughbanging entrevista Machinergy

De Arruda dos Vinhos chegam-nos os Machinergy, banda que conta com elementos que vieram de projectos como Mortalha e Imunity (nomes de bandas que ficam bem na mesma frase).
Desde 2006 que debitam a sua mistura de thrash, death e industrial metal aos milhões de habitantes de Arruda dos Vinhos... e arredores (por arredores, entenda-se todas as localidades do mundo que não seja Arruda dos Vinhos).
Aqui fica a conversa com o vocalista e guitarrista Ruy.

Machinergy
Os Machinergy são a melhor banda de metal de Arruda dos Vinhos, pelo que gostávamos de saber se isso tem que ver com o facto de serem a única banda de metal de Arruda dos Vinhos?
De facto, feliz ou infelizmente, somos os únicos por lá, pelo menos que eu saiba! Aliás, há mais bandas: de baile e uns putos que tocam umas couves, acho eu. Ah... e também há mais umas de grind e punk/crust mas com o pequeno pormenor de serem os mesmos gajos em todas elas, ahah! Já sabem, se aparecer uma banda de peso em Arruda, seja qual for o estilo, é muito provável (talvez 99.9%) que seja um novo projecto nosso! A sério, o mais engraçado é que nada mudou de há 20 anos para cá, a não ser o crescimento do betão, bancos e supermercados. Em 1990 começámos a brincar às bandas e fundámos os (nunca) lendários Mortalha e agora, duas décadas depois, ou mais concretamente em Junho de 2006, nascem os Machinergy. Arruda é um sítio agradável para viver mas é hiper-mega fracassado em termos de oferta cultural ou quaisquer incentivos para a cultura, neste caso, musical. O problema não é só de Arruda, é da generalidade dos concelhos deste país-modelo de catástrofe cultural. A cultura é o filho menor deste país, só preocupado com números e défices. Não há investimento em cultura, em salas de ensaio e ensino, oferta variada de bandas e concertos, maior facilidade no acesso a instrumentos musicais, etc. Enfim... Cultura PT = Morta e enterrada!

Os músicos da banda remontam a um projecto chamado Mortalha, fundado na Arruda dos Vinhos. Não serão os Machinergy uma perfeita combinação de Vinhos e Mortalha?
Machinergy pode ser a perfeita combinação de Metal e cerveja, isso sim! Vinho, assim avulso, não é grande apanágio da banda embora Arruda tenha bons e premiados vinhos e, passo a publicidade, provem o Náutico branco. É moca garantida! O nome Mortalha era um karma do caraças! Toda a gente levava o nome para aquilo que sabemos, embora isto seja tudo gente muito asseadinha, mas o que significava, na verdade, era algo como o manto que cobre, não o cadáver mas a Terra... morta! Fuck... até eu me assustei agora!!

Tinham uma banda chamada Groundustry (uma mistura de 2 palavras Ground e Industry), a banda chama-se Machinergy (uma mistura de 2 palavras Machine e Energy) e o álbum Rhythmotion (uma mistura de 2 palavras Rhythm e Motion). Posto isto, será que irão fazer concertours pela Europanamá onde farão bassoundchecks aos vossos guitaracks, ou os vossos planos são diferentes?
Vês? O nosso plano está a resultar, eheh! Tu próprio já criaste algumas palavras novas! É disso que se trata, criar algo diferente, único e teu. Sempre tentámos ir por esse caminho, embora tenhamos todos as nossas influências, mais ou menos óbvias. Sobre os nomes das bandas, é verdade, não só esses espectaculares trocadilhos 2 em 1 mas o facto de todas acabarem em Y: Imunity, Groundustry e Machinergy! Não foi de propósito, calhou! Tal como os caracteres chineses, pretendemos construir um dicionário inteiro com o máximo de frases/expressões numa só palavra, compreendesoquequerodizer?

O vosso primeiro álbum, "Rhythmotion", é uma edição de autor, o que com certeza significou um investimento avultado de vossa parte. Como tal, e de forma a apoiar-vos, gostávamos de saber onde é podemos fazer o download ilegal do mesmo?
Sim, foi um investimento avultado mas como dizem os mais velhos: "Antes para isto do que para a pharmácia!". Na verdade, com todo este investimento (que continua) andamos quase falidos e... mal pagos, eheh! Decidimos fazer tudo num espírito D.I.Y., (aliás, como sempre) sem estarmos dependentes de ninguém. Não queríamos perder mais tempo com o álbum e urgia (???) mandá-lo cá para fora sem estar à espera deste ou daquele pormenor, editora ou o que quer que fosse. Estamos satisfeitos e assim fazemos as coisas à nossa maneira e controlamos melhor a nossa arte. Amanhã poderemos trabalhar com alguém mas esse alguém terá que dar muito mais que nós senão não valerá sequer a pena! Há muitos anos que gastamos dinheiro a rodos nisto mas é por puro prazer e amor à camisola. Apesar de tudo, o retorno, nem sempre mensurável, é bom e faz bem ao espírito. Sobre os downloads, o que posso dizer é que o download é uma realidade inevitável mas é como que "puxar as orelhas ao macaco"! :P Podes ter o prazer virtual que quiseres mas o tacto, o cheiro, a realidade não tens. Eu tinha o "... And Justice For All" numa cassete Sonovox de ferro gravado a partir do Rock Em Stock mas quando tive o disco nas mãos até me espumei todo!! Essa é a diferença! Portanto, vão mas é aos concertos, aproveitem esse momento, comprem os CD's e as t-shirts, não se acanhem e falem com as bandas, etc. Não sabem o quanto isso motiva as bandas e as faz, inclusivamente, evoluir.

O vosso 1º álbum, "Rhythmotion", em português significa "ritmo e movimento", pelo que gostávamos de saber se não receiam que o público ache que se trata de música latina?
É engraçado que algumas pessoas fora do quadrante metálico, por assim dizer, até gostam da sonoridade de Machinergy. Se calhar, é por ter o tal "ritmo e movimento" que, independentemente do estilo mais pesado, agrada a essas pessoas. Para nós, as coisas têm de ter movimento, vida, dinâmica. Daí o thrash ser o nosso género de eleição, por exemplo. Quanto ao ser latino, é óbvio, isto é música feita por verdadeiros machos latinos! :P

A música "Rewine" é um tributo à vossa terra: Arruda dos Vinhos?
A música "Rewine" é barra-pesada, meu velho! A letra fala de uma espécie de vingança. Vingança das agruras da vida através, neste caso, do álcool mas pode ser com qualquer outra substância auto-destruidora. É um escape, uma fuga para a frente, neste caso, para o abismo! Uma forma que algumas pessoas encontram para pensarem menos nas coisas sérias da vida e ganharem uma certa coragem ilusória ou um poder temporário, mas algo do qual ficam dependentes depois mergulhando completamente na lama. No fundo, é uma espécie de "repeat", rebobinas e voltas ao mesmo (vício)...

Falemos do tema "Incendiário": podemos considerá-lo o vosso hit de Verão?
Não é um hit de Verão mas antes uma sina de Verão, Inverno, Outono e Primavera que todos temos e que cada vez mais nos vai tramar neste país chamado "Corruptugal"! No fundo, "Incendiário" é um adjectivo e ao mesmo tempo uma metáfora de algo/alguém que nos está a queimar à força toda! São os políticos e suas políticas falhadas, os média e o seu jornalismo completamente obnóxio, a cultura do futebol que tudo domina, a impunidade total dos corruptos, a cultura assassinada e enterrada, lobbies da igreja, militares, o dinheiro que tudo corrompe, etc. É o retrato do nosso país, do nosso (triste) fado! Portanto, ardam todos no Inferno, FDP!!

Além do vosso som enquadrar-se nas sonoridades thrash e death metal, também tem elementos de metal industrial. Não receiam pelo futuro da vossa banda, tendo em conta o encerramento de várias fábricas industriais no país, como a Indelma ou a Delphi?
O problema de algo fechar ou acabar, está sempre presente mas é por isso que temos que lutar e trabalhar todos os dias, exactamente para que isso não aconteça. Os gestores/CEO's da fábrica Machinergy não recebem um único tusto mas pretendem manter esta fábrica em pleno funcionamento e a todo gás, ao contrário dos "gestores" dessas empresas que mencionaste, que só pensaram neles e no seu lucro fácil! Em suma, o futuro da unidade fabril Machinergy só pode ser bom, estamos a fazer por isso! Não haverá despedimentos! ;)

Últimos comentários.
Obrigado pela oportunidade. Foi um enorme prazer e louvo este tipo de iniciativas, um pouco diferentes das habituais perguntas pelo que dá um interesse acrescido. Talvez as respostas tenham sido demasiado sérias para o tom mais descontraído da conversa mas para mim tudo é uma oportunidade para se poder transmitir uma mensagem, nem que as perguntas sejam a "brincar", que não foi o caso. Afinal, a música deve ter essa missão! É dos últimos meios (ainda) não-censurados que temos neste país!
Sucesso para o Laughbanging, para ti e os teus projectos!

Machinergy


Género:
Thrash metal
Line-up

Ruy - Voz e Guitarra
Helder - Bateria
João - Baixo

Discografia
2010 - Rhythmotion

Página oficial
www.machinergy.com

Sem comentários: