29 maio, 2014

Laughbanging entrevista Theriomorphic

Quando se pensa em "death metal" e "Lisboa" o que é que vem logo à mente? Theriomorphic. Ok, se calhar ainda vem primeiro "Noites do Bairro Alto". E logo a seguir o bar "Lusitano"... e calhar ainda a "cerveja", mas em termos de bandas de death metal é Theriomorphic. E também é esse senhor do "metal da morte" que é o Jó. O Laughbanging falou com o Jó e aqui está a entrevista.


A banda já existe há 15 anos. Consideras muito ou pouco tempo atendendo que durante este período o Sporting foi campeão apenas por uma vez?

Ena, uma pergunta com rasteira. Nos últimos 15 anos, o Sporting foi campeão, não uma, mas duas vezes e a banda, este ano, celebra 17 anos desde a sua fundação e não 15. E nesses 17 anos o Sporting também foi campeão duas vezes e não apenas uma! Curiosamente, as mesmas vezes que o Benfica foi campeão, no mesmo período.

A banda tem o nome de "Theriomorphic", o álbum de 2005 chama-se "Enter the Mighty Theriomorphic" que tem um tema chamado "Theriomorphic" e o álbum de 2008 abre com o tema "Rise of the Theriomorphic". Isto é o amor que vocês têm pela banda ou é para não se esquecerem do nome?
Por acaso, já houve quem não conseguisse escrever correctamente “Theriomorphic”, mesmo sendo um membro de Theriomorphic. Mas nós conseguimos lembrar-nos que o nome da banda Theriomorphic é “Theriomorphic”, a ideia é fazer com que o público em geral, promotores, jornalistas, etc., ou seja, não membros de Theriomorphic, saibam que a banda se chama Theriomorphic e, acima de tudo, que saibam escrever “Theriomorphic” e, principalmente, dizer “Theriomorphic”, em vez de algo tipo “tu és dos té… té… termo… coiso, não és?” Vê-se que, lá no fundo, eles até sabem que estão a falar de Theriomorphic, mas não conseguem dizer “Theriomorphic”. Temos esperança de que um dia consigam dizer “tu és dos Theriomorphic, não és?” e, também, que alguns promotores e organizadores consigam escrever “Theriomorphic” correctamente nos cartazes.

Lançaram uma demo em 2000, depois um álbum em 2005 e outro em 2008. Estamos em 2014 e ainda não lançaram nada. Acham que ainda é cedo?
“Um feiticeiro nunca se atrasa, nem se adianta. Chega precisamente quando tenciona chegar!” (Gandalf, o Cinzento)

Jó, alguma vez chegará o dia em que cortarás o cabelo?
Vou revelar aqui um segredo em primeira mão. Eu corto o cabelo, de vez em quando. Mas pouco, para que ninguém note. É engraçado, porque é nessas alturas que muita gente me diz “Epá, o teu cabelo está mesmo comprido. Nunca o tiveste tão comprido, pois não?”

O CD "The Beast Brigade" foi lançado pela tua editora. Foi difícil convenceres-te a ti próprio a lançar o cd pela tua editora? Como é que te abordaste? Como foram as reuniões contigo próprio?
Foi muito fácil. Vivo comigo, trabalho comigo, passo comigo mesmo muito tempo e, inclusivamente, durmo comigo. Na prática, estávamos permanentemente em reunião, então podíamos ir regateando um acordo, mesmo tendo de interromper as negociações, para tratarmos de outros assuntos pelo meio. Eu já tinha pensado em criar a editora em editar a minha banda, anos antes, mas a coisa ficou em águas de bacalhau. Em 2008, estava a sondar algumas editoras e vi que eu estava mesmo ali ao lado e já nem me lembro bem se fui eu que propus a banda à editora ou se fui eu que propus à banda editá-la. Mas havia uma sintonia perfeita e foi um parto natural…

Houve uma altura em que tocaram bastante ao vivo e pensam em voltar fazer o mesmo. Ainda têm paciência para chegar cedo ao local e esperar umas 3 horas, para depois montar tudo, aturar os caprichos do técnico de som, actuar com um som bem diferente do soundcheck, desmontar tudo, sair do local quase de madrugada e receber uns míseros cêntimos?
Já não há muita, de facto. Agora vamos mais tarde, a tempo do jantar à pala, e aproveitamos o som já feito pelas outras bandas porque, principalmente, a monição já está quase no ponto ou minimamente perceptível. E não tocamos por uns míseros cêntimos mas, no mínimo, a troco de cerveja. Muita cerveja. Por isso é que acabamos por sair de madrugada, porque a cerveja leva tempo a beber.

Atendendo ao estado do país, a questão que se coloca é: tinto ou branco?
Tinto, cor de sangue! Líquidos brancos ainda os fazem multiplicar-se, é melhor não brincarmos com coisas sérias…

No dia da mãe, também colocaram uma foto da vossa no Facebook?
Não, porque somos todos filhos de mães diferentes. Se não fosse assim, talvez colocássemos.

Já passaram pela banda inúmeros músicos, tendo acabado por sair pelos mais variados motivos. Ao bom estilo Revista Maria e TV 7 Dias, este é o teu momento para falares mal deles…
Nem a Maria, nem a TV 7 Dias, fizeram ainda uma oferta verdadeiramente tentadora. Gastam balúrdios para saber histórias polémicas do Cristiano Ronaldo ou dos concorrentes da Casa dos Segredos mas, aos músicos, perguntam sempre se não podemos fazer de borla, a troco de promoção, uma imperial e uma bifana. Por menos de uma grade de cerveja a cada um, nunca saberão nada…

Imaginem-se no Wacken. O recinto está cheio e o público ao rubro! A banda está em palco e, apesar de pronta para começar a tocar, falta o guitarrista. Entretanto, ele aparece, bêbado, com uma cerveja numa mão e uma guitarra do Guitar Hero na outra. O que fazer?
Nós só tocaríamos no Wacken a troco de um cachet milionário e seria a fazer playback, por isso, poderíamos ir para o palco bêbados ou nem irmos todos para o palco. Hoje em dia, tanta banda toca com instrumentos e vozes pré-gravados, que ninguém estranharia sermos só dois ou três… ou um! O problema é que aquela água suja a que eles chamam cerveja não embebeda, praticamente. Mas o hidromel é muito bom.

Últimos comentários:
Os últimos comentários que li, foi no Facebook, numa publicação com o título “Qual seria seu nome de travesti?”. Eram da autoria de várias pessoas conhecidas do meio, por isso, prefiro não falar em nomes, nem reproduzir os ditos comentários…


Género:
Death Metal

Line-up:
Jó - Voz, Baixo
João Duarte - Guitarra
Zé - Guitarra
André Silva - Bateria

Discografia:
2000 - The Human Masquerade (demo)
2005 - Enter the Mighty Theriomorphic
2008 - The Beast Brigade

Páginas oficiais:
http://www.theriomorphic.org/
http://www.facebook.com/pages/Theriomorphic/298493837097
http://myspace.com/theriomorphic

Sem comentários: