24 janeiro, 2017

10 coisas que um metaleiro deve fazer antes de morrer

A morte, inevitavelmente, acabará por chegar. Podemos tentar adiar… comer de forma saudável, fazer exercício físico, mas não há como escapar. Um dia ela bater-nos-á à porta, de phones, a ouvir 30 Seconds to Mars (é assim que a imaginamos). Até lá, façamos isto:

Ir a um grande festival: atenção, não estamos a falar do Rock in Rio, do SuperBock SuperRock ou da Festa do Avante! Estamos a falar de festivais a sério! O Wacken, na Alemanha; o Hell Fest, em França ou, se tiveres dinheiro para fazer mais uns quilómetros, o VOA em Corroios.

Conhecer a história do heavy metal: é educativo e interessante saber como tudo começou e o que se tem passado até aos dias de hoje. Nem que seja para evitar dizer barabaridades como: "Limp Bizkit é uma banda de heavy metal", "o heavy metal renasceu nos anos 90 com o Black Album dos Metallica" ou "NWOBHM é uma banda de Inglaterra".

Ver um concerto sóbrio: isso mesmo! Sem nada no teu organismo que deturpe os teus sentidos. Portanto, nada de álcool, tabaco ou bifanas. Existe só um senão: os teus amigos, os teus pais… todos vão passar a chamar-te “João Manzarra”.

Fazer um mosh: é a celebração obrigatória para um metaleiro. Convém observar como se faz, antes de fazeres tu próprio. Saltar do palco sem que haja pessoas para te aparar não costuma resultar bem.

Assistir a um de ensaio de uma banda: para quem nunca esteve numa banda, é curioso ver como eles compõe as músicas, como se comportam numa sala de ensaios, ver as ideias fluir, assistir às discussões, às bebedeiras, às ganzas... Enfim, é quase como se estivesses a ver um reality show da MTV.

Ouvir música em vinil: para muitos dos jovens que nem sabem o que é um disco vinil, isto é algo a experimentar. Além do som ser diferente do cd, nada melhor que colocar aquela agulha no disco, ouvir 10 segundos iniciais de som de batatas a fritar e, de vez em quando, ouvir músicas na rotação mais rápida para sacar umas risadas.

Aprender a tocar um instrumento musical: qualquer metaleiro tem sempre o sonho de tocar numa banda. Já chega de air-guitar, air-bass ou air-drum e passar a usar um instrumento a sério. Nem que só toques 1 acorde na guitarra e a deixas ligada durante 2 horas. Assim até podes dizer que já sabes tocar drone metal.

Levar os pais a um concerto de metal: e filmar tudo! Desde as suas expressões, às suas opiniões, garantimos-vos que nada vos fará rir mais nesta vida!

Viver um dia na vida do teu ídolo: já te imaginaste a viver a vida glamorosa dos teus músicos favoritos? A fazer o que eles fazem? Isso é possível! Se idolatras o Lemmy, troca o café da manhã por whisky. Se és fã de Max Cavalera, deixa de tomar banho. Ou, se quiseres ter um dia igual ao de um músico metalcore, passa-o no psiquiatra.

Fazer uma serenata metaleira: com ela à janela, esfola os teus joelhos na calçada enquanto cantas “Hammer Smashed Face” dos Cannibal Corpse. Ela vai apreciar o teu gosto por bricolage. Depois “Exhume to Consume” de Carcass. Elas adoram um homem que saiba cozinhar. Por fim, “Pleasure Slave” dos Manowar, para que fique claro quem é que manda!


 (Artigo publicado na revista Ultraje #3 - Fevereiro / Março 2016)

Sem comentários: