29 janeiro, 2015

Laughbanging entrevista Paulo Vieira (Paulão)

Paulo Vieira, mais conhecido pela malta por "Paulão", é um músico e produtor de som, residente na Margem Sul. Pertenceu a bandas como The Firstborn, D.O.M., Antiquus Scriptum, Collusive, Time Out, Nargothrond, Decreto 77, Pestox, Sat on the Cat, Albert Fish, seja como guitarrista, baixista, vocalista e sei lá mais o quê que era preciso na altura. A banda onde actualmente compõe é Perpetratör, mas onde ocupa mais o tempo a gravar bandas, onde também já passou por vários estúdios. Já gravou bandas de heavy metal, rock, punk e até hip-hop, provavelmente querendo acabar o ano tendo gravado todos os estilos de música que existem.
O Laughbanging falou com o "Paulão" e aqui está a conversa.


Como músico, além de teres tocado em bandas como The Firstborn, Decreto 77, Collusive, entre outras, tocas / compões em bandas como Perpetratör, Sat On The Cat, D.O.M. e ainda aceitaste participar a pedido em bandas como Albert Fish, Antiquus Scriptum e mais algumas que nem sabemos. Tu conheces a palavra “Não”?

Não

Já tocaste em bandas de Black Metal, Thrash Metal, Punk… Para quando Glam Rock?
Já tive uma banda de Glam Rock com o meu amigo Damázio, mas não vingou, tinha um Hit Song chamado “Seven-Five, We are Crazy”

Enquanto produtor, já gravaste bandas de Metal, Hard Core, Hip Hop… O único motivo pelo qual não deixas crescer a barba é para não seres confundido com Rick Rubin?
Não, a minha barba é que é preguiçosa como eu, (estou a deixá-la crescer desde 2004)

Enquanto produtor, deve ser preciso muita paciência para lidar com algumas bandas. Quantas vezes é que te apeteceu tomar medicamentos para acalmar? E por "medicamentos", referimo-nos a whisky.
Tomo constantemente. Não tem funcionado, por isso continuo a tomar, pode ser que um dia resulte, é preciso persistência.

Há filmes que por serem tão maus, não chegam a passar pelos cinemas, indo directamente para os clubes de vídeo. Pelos mesmos motivos, achas que há álbums que não deviam ser lançados em CD, indo directamente para MP3?
Mas os álbuns hoje em dia JÁ VÃO quase todos directamente para mp3…

Das bandas que tiveste e que gravaste registos (demo-tape ou álbum) quais delas é que ainda tens 1 exemplar do trabalho para ti? Ou és como muitos músicos que têm vários álbuns em casa excepto das suas próprias bandas?
Tenho quase todas, as bandas normalmente dão-me um cd, e também t-shirts, tenho tantas que não preciso comprar novas! Preciso é de calças e peúgas…(pessoal das bandas, como é que é?…)

Já compuseste músicas para várias bandas, tendo ainda muitos riffs "na gaveta" para serem usados em bandas tuas ou para bandas de outros. Tencionas tornar-te um “Emanuel do heavy metal”?
Na realidade o que eu queria era compôr musicas metal para o Emanuel cantar.

Vamos lançar-te um desafio: enumera os teus 3 álbums preferidos de sempre sem que nenhum deles seja “Load” dos Metallica, “Virtual XI” dos Iron Maiden e “Roots” de Sepultura.
Difícil…humm…. “Diatribes” dos Napalm Death, “Endorama” Kreator, e… “Load” Metallica

Conhecendo tu o meio, num soundcheck quantas vezes acontece um músico pedir para aumentar ou baixar o som do instrumento, o técnico de som fingir que o faz, e o músico ficar satisfeito sem notar que afinal não houve alteração?
O quê??? na…na…não conheço tal práctica, nu…nunca me passou pela ideia tal cois…ahmmm…quer se dizer…tipo…hã?

Sabendo nós que primas pela originalidade, qual seria a temática das letras de um álbum em teu nome? Nota: os Tankard já falam sobre cerveja…
Seria Whisk…ahh também já falam… bem então a temática teria de ser água, prontos. Sempre adorei água. Ou como agora ando mais para o veggie, haveriam titulos como “TOFUcked” ou “In League with Seitan”

Últimos comentários:
Isto vai passar em que canal? A que horas? É para eu gravar…

Bandas como músico:
Perpetratör, D.O.M., Collusive, Antiquus Scriptum, Time Out, Nargothrond, Firstborn Evil/The Firstborn, Decreto 77, Pestox, Sat on the Cat, Albert Fish

Algumas bandas como produtor de som:
Dragon’s Kiss, Midnight Priest, Porta-Voz, Perpetratör, Ravensire, Dawnrider, Leather Synn, Simbiose, Filii Nigrantum Infernalium, Alkateya, Iron Sword, Crise Total, The Skrotes, Veinless, Dagun (Malaba+Kosmo), Verbal Soldiers, Monte Kapta
>ver mais<

Página oficial:





Sem comentários: