02 março, 2015

Laughbanging entrevista Vitor Mendes "Carcass"

Continuando as entrevistas a personalidades, o Laughbanging decidiu falar com Vitor Mendes. Ele é um metaleiro de longa data, uma enciclopédia humana no que diz respeito a este estilo de música e já tocou em bandas como Psycoma, The Invertebrate, Fecal Expiration e actualmente está nos Neoplasmah, o que faz dele um dos músicos com maior pegada ecológica, pedimos desculpa, metaleira. Tem a alcunha de "Carcass" e, tal como eles, também tem uma mente doentia.


Deves ser o metaleiro com a colecção mais completa de demo-tapes de bandas portuguesas. Terás por acaso alguma demo-tape de uma banda que ainda nem sequer se tenha formado?
É curioso que perguntes isso, há muitos anos escrevi a um tipo para comprar a demo da banda dele. O facto é que o rapaz nem sabia o que era metal e recebi de volta uma carta com vários insultos.
Alguns anos mais tarde vim a saber que o tipo deixou a catequese e formou uma banda de grind-core e que ensaiavam numa bomba de gasolina abandonada em Cascos De Rolha, essa aldeia mítica,
e gravou a tal demo que eu lhe havia pedido. O maluco sou eu? Porque é que a bomba estava abandonada??

Coleccionas Cds, Vinis e K7s. Os dois primeiros ainda percebemos. Agora, K7?! Porquê? Ainda é possível ver-te no banco de trás do autocarro para o trabalho, a curtires o teu Walkman?
Walkman?? Que é isso?? Ainda ontem tive que comprar pilhas e levei o meu rádio deck-duplo com gira-discos acoplado. Ouvir vinil no autocarro é uma experiencia porreira.
A merda é que o rádio também paga bilhete como se fosse uma pessoa, não é justo. Já não basta a vergonha que eu ás vezes passo quando ponho a tocar o split de Vitor Espadinha com Sore Throat, sou obrigado a mudar e a pôr o split de José Cid com Napalm Death... É que eu não tenho mais nada em vinil, é mesmo só isso...

Atendendo ao peso que a Margem Sul teve e tem no Heavy Metal em Portugal, não achas que tal como o vinho, a Margem Sul devia ter o estatuto DOC em relação ao Metal? Consegues ver algum motivo em particular para a casta do Metal se dar tão bem pelas terras do Sado?
A Margem Sul já tem estatuto, não sei do quê mas já tem. Vinho? Onde?

É conhecido o teu gosto pelo death metal mais técnico e complexo, transparecendo essa complexidade para os riffs que compões para as bandas em que pertences. Posto isto, pergunta-se: com quantos graus de febre é que são precisos para se poder criar esses riffs?
Mas eu nem sei o que é isso de death metal técnico... tu tens a certeza que estás a fazer a entrevista à pessoa certa?? Mas afinal quem és tu??

Como irás no futuro explicar aos teus filhos que já pertenceste a bandas como Fecal Expiration, Lobotomized Ejaculator e Vagina Grotesca?
Sem qualquer problema, eu depois arranjo maneira desses ficheiros serem apagados dos registos da música em Portugal, tipo conspiração com o FBI quando eles vão fazer emboscadas e apreender cenas na Praça.
Dificil será explicar-lhes que existiram bandas como Delfins, Deolinda, GNR, como é que alguém consegue compreender isso??

Imagina que terias a oportunidade de gravar um álbum a solo, mas tinha de ser de um destes estilos de metal: glam-hair-metal ou metalcore. Qual escolhias e que nome davas ao álbum?
Nunca entendi isso dos álbuns a solo... Porque é que não há albuns a ar, albuns a água... Se gravasse, seria um album a vinho!

Tendo em conta a comunidade africana existente na Margem Sul, como explicas nunca ter existido uma banda de Rap Metal?
Então os UHF tocam o quê? Death metal??

Tendo tu acompanhado a evolução do underground português, conta-nos a coisa mais amadora e hilariante que já testemunhaste, estilo “Liga dos Últimos”?
Esta entrevista. Isto é de um amadorismo levado ao extremo. O meu leve atraso também não ajuda muito, mas pronto...

Qual destas marcas te diz mais ao coração e porquê: BASF, Smat, TDK, AGFA ou Skyrol?
Skyrol. Centro Comercial Saturno forever! 2 lojas vulgares, um café e uma loja de musica!
As Scotch também eram porreiras. Nas férias levava algumas dessas lá para a terra dos meus pais e a minha avó confundia e pensava que eram esfregões da Scotch Brite, muitas vezes apanhei-a a tentar lavar a loiça com as cassetes, ainda me deu cabo de algumas.

Imagina-te no “Prós e Contras” da RTP. De que lado da barricada te sentarias em relação a estes três temas e porquê?
1) Cds Vs. Vinyl
2) Metal Anos 80 Vs. Metal Anos 90
3) Cerveja Vs. Vinho

Preferia sentar-me ao balcão duma tasca qualquer. Já me disseram que na RTP cobram balurdios pelos amendoins, tremoços e azeitonas.

Últimos comentários:
De grão a grão, bla bla, whiskas saquetas... não tem piada...


Bandas no seu currículo
:
Neoplasmah, The Invertebrate, Black Hammer, Systematic Collision, Ultrapodre, Fecal Expiration, Lobotomized Ejaculator, Project Six, Psycoma, Vagina Grotesca, Antiquus Scriptum, Grog, Martelo Negro, Raw, Firstborn Evil, Putregod

Página oficial (Neoplasmah):
https://www.facebook.com/neoplasmahofficial

Sem comentários: