04 junho, 2015

Laughbanging entrevista Switchtense

E por detrás de uma moita apareceram  este grupo de rapazes de nome Switchtense que fazem com que muita gente saia dos concertos com nódoas negras e o pescoço dorido.
Recentemente lançaram o DVD "10 unbreakable years" que contém um concerto ao vivo, videoclips e até um documentário onde poderão saber como é que eles se aturam durante tanto tempo.
Os Switchtense são um dos nomes mais sólidos do nosso underground. Mais sólidos ainda que aqueles bancos que apregoavam ser e depois foi-se a ver...
Segue a conversa com a banda.


No vosso site oficial, as últimas notícias publicadas datam de 2013, sendo o Facebook o meio pelo qual a banda dá as novidades mais fresquinhas. De facto, o meio por onde se publicita muda com os tempos. Tencionam a seguir usar o quê para publicar novidades? Periscope, drones, Tinder?
Depois de muito analisarmos essa temática e visto que cada vez mais publicar algo no Facebook, que tenha likes sem pagar parece uma tarefa impossível, sem dúvida alguma que vamos começar a divulgar as novidades através de sinais de fumo.
Temos vasta experiência nessa área e como é obvio temos que aproveitar os anos e anos de investimento em tal “instrumento” que pode ser usado como meio de comunicação.

Sendo vocês da Moita, em concerto, como é que se apresentam ao público? "Boa noite, pessoal! Nós somos o Grupo de Forcados Amadores Switchtense?"
Por nossa vontade, se tivéssemos dinheiro, comprávamos a Praça de Toiros da Moita, pintávamos de preto e fazíamos uma Arena do Rock…Podes ver a nossa ligação a essa prática!

Olhando para trás, de todos os nomes que chegaram a ponderar dar à banda, qual aquele que agora vos faz rir mais?
Temos memória de peixe e não fazemos a mínima ideia de que outros nomes existiam como alternativa ao que escolhemos. Switchtense foi o que na altura nos soava melhor. Procuramos na internet para saber se já existia alguma banda com esse nome e como não havia ficamos com ele. Anos mais tarde viemos a descobrir uma banda búlgara com esse nome..,mas já não existia!

Onde é que conheceram a modelo que posou para a capa do vosso álbum "Switchtense"?
Epá, isso é uma questão que nunca nos fizeram e que finalmente alguém teve coragem de fazer.
Na verdade essa cara é a cara do Neto depois de beber 5 litros de vinho e vomitar de manha. Também não queríamos acreditar quando vi porque pensávamos que era o Pardal.

O vosso dvd chama-se "10 unbreakable years" (10 anos inquebráveis). Tendo em conta a frequência com que tocam ao vivo e os altos decibéis que debitam, não seria mais lógico ser "10 unbreakable ears" (10 ouvidos inquebráveis)?
Por acaso até pensámos nesse nome, mas como além de 5 elementos na banda, e visto esse registo ter sido feito ao vivo, existe um técnico de som que por acaso também tem as 2 orelhas e é mais um elemento importante no nossos concertos, já não deu para meter esse nome.
Além do mais agora com aquele estrilho do puto dos Ídolos tudo o que meta orelhas é melhor a malta não brincar.

Se pudessem fazer exigências extravagantes para tocar num festival, sem limites, o que pediriam?
Um cachet que não fosse mais baixo que o ordenado mínimo nacional!

De todas as bandas nacionais e internacionais com que já tocaram, qual a coisa mais bizarra que já viram ao vivo? Os Napalm Death a tocar músicas de três segundos?
Assim de repente… Os Watain cheios de sangue de porco a cheirar mal. O cheiro sentia-se a uns bons metros do palco!

Adaptando uma questão cliché aos tempos que correm, quais os últimos CDs que compraram sacaram?
Já ninguém saca compra música. Isso é coisa do século passado.
Hoje em dia está tudo em streaming…Ainda agora estive a ouvir o Lights Camera Revolution de Suicidal Tendencies apesar de ter ali o cd na estante!
Os últimos cds que comprei foi o novo dos Web e o de Faith no More para oferecer.

Questão para o António e Neto – como é fazer headbanging sem cabelo? Em comparação com os restantes elementos da banda, têm de abanar a cabeça com mais força ainda para se notar alguma coisa?
Na verdade somos todos carecas. O Karia e o Pardal usam peruca!

Se os Switchtense acabassem porque um dos elementos da banda andava a roubar dinheiro aos restantes, e mais tarde voltassem, chamar-se-iam Switchtense à mesma ou Novo Switchtense?
Qual dinheiro?????

Últimos comentários:
Obrigado pelo convite para participarmos nesta entrevista.
Pedimos desculpa pela demora nas respostas mas tivemos que esperar
que nos arranjassem a drive das disquetes do computador…Sim, temos um computador bem lento.
Em contrapartida estamos a preparar o nosso 3º disco que deve sair depois do Verão…e isso já vai ser bem rápido. Fiquem atentos aos sinais de fumo!


Género:
Thrash/Groove Metal

Line-up:
Hugo Andrade - Voz
Nuno Pardal - Guitarra
Neto - Guitarra
Karia - Baixo
António Pintor - Bateria

Discografia:
2004 - One Beautifull Crash (demo)
2006 - Brainwash Show (EP)
2008 - The Hunter...of Souls (Split)
2009 - Confrontation of Souls
2011 - Switchtense
2013 - 10 Unbreakable Years (Video)

Páginas oficiais:
 

Sem comentários: